quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

LANÇAMENTO DE "SONETOS ELEMENTAIS" DE FLORISVALDO MATTOS



Fichas Técnicas:
"Sonetos Elementais"
Autor: Florisvaldo Mattos
Editora: Caramurê Publicações
90 páginas
Preço: R$ 26,00






Quem se dispuser a ir, neste próximo dia 13 de dezembro, às 18h00, à livraria Saraiva, do Shopping Barra, aqui, em Salvador, terá a oportunidade de adquirir uma “pérola” de raro valor e beleza...

Não, não é mentira. A “pérola”, em questão, é o novo livro Sonetos Elementais (Caramurê Publicações, 2012) do poeta, professor e jornalista Florisvaldo Moreira  de Mattos. Neste livro, que é uma antologia de seu talento em quatorze versos, mais uma vez, certificamo-nos de que nosso acadêmico é um dos maiores poetas e sonetistas de nossa Literatura.

Neste livro, que tem prefácio da também poetisa Myriam Fraga, Florisvaldo Mattos reúne poemas inéditos e alguns já publicados. A obra foi organizada de acordo com os quatro elementos clássicos e toda “magia” que os envolve desde tempos idos e bem vividos – ar, água, terra e fogo. A capa, e as ilustrações internas, são de autoria do artista plástico Fernando Oberlaender, que fazem mais do que meramente ilustrar o interior do livro; antes, conversam – diretamente – com os textos e os temas ali trabalhados.

Florisvaldo Mattos é (como cabem aos grandes mestres) um poeta abrangente. A sua poesia se cobre dos mais diversos temas, formas e dicções. Seus versos, ao mesmo tempo diretos, sintetizadores, aspirando ao raciocínio filosófico – onde nada além do necessário se nos mostra –, são também de uma leveza muito rara e de grande força lírica que, parecem, à primeira vista – como deveriam parecer aos admiradores de outrora –, o mais puro produto das musas, da prestidigitação... ou coisa parecida.

Todavia, é irresponsável pensar assim: que uma coisa tão desejada e tão bem elaborada se realize magicamente. Não se espera de um poeta que produz versos da qualidade que se vê em Sonetos Elementais, nada menos que a severa vontade de prover seus melhores meios de execução, e provê-los bem.

Florisvaldo sabe disso, sabe que o prazer estético é também um prazer da razão e que a lei da mais pura e verdadeira arte é a lei do Ne quid nimis, como afirmara Ortega y Gasset. Por isso, sua lírica se apoia numa distribuição mística, mas sem perder as rédeas da razão e das formas que lhe ajudarão em seu próprio entendimento, de maneiras a que se associam unidades de sentido de natureza extremamente complexas.

Não é à toa que seus sonetos são o que de mais forte e verdadeiramente poéticos há em sua obra, garantindo a ele um lugar que se destina a poucos em nossa literatura; lugar onde se encontram também colegas seus de geração, como Ildásio Tavares, João Carlos Teixeira Gomes e Maria da Conceição Paranhos e que se juntam a nomes como Emílio Moura, Carlos Pena Filho, o recém-falecido Octavio Mora, Reynaldo Valinho Alvarez; aproximando-se, consequentemente, dos melhores: os excepcionais Jorge de Lima e Bruno Tolentino.

Não se esqueçam: próximo dia 13 de dezembro, às 18h00, à livraria Saraiva, do Shopping Barra, aqui, em Salvador... e apreciem a riqueza sobrante que há nesta pérola de Florisvaldo Mattos.






Um comentário:

Poeta Silvério Duque disse...

Um grande amigo, o Elpídio Fonseca, puxou-me a orelha por um erro que cometi em minha resenha sobre o livro “Sonetos Elementais”, de Florisvaldo Mattos. Tê-lo-ia, simplesmente, agradecido e corrigido o problema, mas o texto foi tão cordial e educado – como realmente deve acontecer nestes casos – que eu o considerei algo digno de versar aqui, não só para o “analfabeto” em questão (rsrsrs), mas para quem, um dia já passou, e pode passar, por tamanho deslize e vergonha. Ao Elpídio Mário Dantas Fonseca, meu agradecimento, meu abraço e minha eterna amizade, pois, às vezes, o vigário precisa rever seu livro de orações (rsrsrs)...





“Caríssimo amigo em Cristo Silvério,

Pena não estarei em Salvador para o lançamento do livro de Florisvaldo. Espero poder futuramente encontrar a obra na livraria cultura ou na própria Saraiva.

Escrevo-te brevemente, para, sem querer ensinar o Padre-Nosso ao vigário e desculpando-me de antemão, notar que cometeste uma distração que poderia ser tomada como desconhecimento:
“Quem se dispor a ir, neste próximo dia 13 de dezembro, às 18h00, à livraria Saraiva, do Shopping Barra, aqui, em Salvador, terá a oportunidade de adquirir uma “pérola” de raro valor e beleza...”
O futuro do subjuntivo em português é um tempo derivado do pretérito perfeito e se forma, tirando a desinência número-pessoal “mos” deste último tempo e acrescentando as desinências modo-temporais do subjuntivo: r, res, r, rmos, rdes, rem. Assim, do verbo vender:

Pret perfeito
Vendi, vendeste, vendeu, vendemos, vendestes, venderam, tira-se o “mos”, e fica a vende, a este radical juntamos: vende-r, vende-res, vende-r, vende-rmos, vende- rdes, vende-rem.
O interessante é que nos verbos regulares, como andar, vender, partir, o futuro do subjuntivo é igual ao infinitivo pessoal. Assim, não há diferença de formas em: quando andarmos, e para andarmos.
No entanto, nos verbos irregulares, tal não acontece, pois, de regra a irregularidade está também presente no pretérito perfeito.
Assim, o ver ir:
Pret perfeito
Fui, foste, foi, fomos, fostes, foram. Tira-se o “mos” e acrescentam-se as formas modo-temporais do futuro do subjuntivo:
Fo-r, fo-res, fo-r, fo-rmos, fo-rdes, fo-rem.
Percebe, então que se diz “quando formos”, mas “para irmos”
No verbo dispor, derivado de “pôr”, temos no pretérito perfeito: Dispus, dispuseste, dispôs, dispusemos, dispusestes, dispuseram.
Tira-se o “mos”, e fica dispuse, acrecentando-se a ele as desinências do futuro do subjuntivo:
Dipuse-r, dispuse-res, dispuse-r, dispuse-rmos, dispuse-rdes, dispuse-rem

O melhor estudo sobre verbos, sua formação, tempos primitivos e derivados etc que já li em toda minha vida está na Gramática Ilustrada de Hildebrando A. André. Descontadas as figuras ridículas que estão lá, nunca vi tal ponto ser tratado com tamanha mestria que se pode dizer que ele põe a pá de cal no assunto, o mesmo ocorrendo quando ao emprego do pronome “se”

Vai aí o link da estante virtual. É leitura, que, uma vez feita com atenção, serve depois para toda a vida. Pode confiar, pois é experiência própria.http://www.estantevirtual.com.br/sebocyber/Hildebrando-de-Andre-Gramatica-Ilustrada-74415578 e custa só R$ 9,00

Grande abraço do amigo


Elpídio


P.S: faço votos pela recuperação de tua mãe, por quem venho orando”.