sexta-feira, 27 de abril de 2012

TRÊS POEMAS DE SILVÉRIO DUQUE EM "DICTA&CONTRADICTA", º 8...






QUE SABES TU DOS FRUTOS, DAS SEMENTES...


Que sabes tu dos frutos, das sementes,
da dureza das flores contra o vento?
A aurora vem tragar a noite espessa
de onde brotou, sem dores, o teu grito.

Se a afirmação do amor nos aborrece,
Morrer é mera vocação dos vivos,
pois no morrer de tudo há um recomeço.
Não queiras mal ao tempo ou ao espanto;

não queiras mal ao grão, à terra escura...
Que sabes tu das trevas ou da carne?
Que sabes tu das noites, dos princípios?

Hoje, é chegado o tempo dos retornos
e toda forma espera o seu ofício
como o vaso existente todo o barro.


***




Este é um de meus poemas publicados na revista Dicta&Contradicta , nº 8...

Dicta&Contradicta é uma revista semestral lançada em 10 de junho de 2008 em São Paulo, pelo Instituto de Formação e Educação (IFE).

Reúne artigos e resenhas de intelectuais brasileiros e estrangeiros sobre os grandes temas da cultura ocidental: a ética, a filosofia, a literatura e as artes, sob uma perspectiva de longo prazo, desvinculada da política partidária e com uma vocação, na medida do possível, universal.

Com isso, a revista – com uma mentalidade acadêmica, mas sem academicismos – procura atender a uma demanda do mercado por textos de maior transcendência e profundidade.
Dicta&Contradicta traz um editorial – que expressa a opinião do Instituto de Formação e Educação –, uma seção de artigos principais, uma seção destinada a textos traduzidos de autores estrangeiros, um perfil de um intelectual ou artista, uma seção de filosofia e uma de literatura.

Além disso, há uma seção destinada à análise de poemas, intitulada Anatomia do Poema, um poema e um conto inédito, além de artigos breves sobre música, artes plásticas e cinema. Livros, destina-se às resenhas de livros nacionais e estrangeiros, e O lançamento que não houve a uma obra importante ainda não lançada no Brasil ou carente de maior visibilidade.

A revista fecha com Gênesis, um texto clássico de domínio público ainda não traduzido no 
Brasil, e com uma seção de humor.

A revista tem, como colaboradores, nomes como o de Antonio Fernando Borges, Bruno Tolentino, Carlos Felipe Moisés, Dionísius Amêndola Valença, Érico Nogueira, Fernando Henrique Cardoso, Ivo Barroso, Jessé de Almeida Primo, Luiz Felipe Pondé, Marcelo Consentino, Marcelo Ferlin Assami, Maria Cecília L. Gomes dos Reis, Nelson Ascher, Olavo de Carvalho, Pedro Sette Câmara...

Veja como adquirir sua revista através do site: http://www.dicta.com.br




Nenhum comentário: