Jogo dos Angolas, de Gabriel Ferreira, Técnica Mista (60X80) cm, 2011.
Como disse, aqui mesmo (e não faz muito tempo), na poesia de Aloísio Resende, os elementos oriundos das religiões africanas parecem, à atordoada crítica literária predominante no Brasil, muito mais importantes do que os próprios poemas que os utilizam para fins que vão muito além do que eles representam.
O mesmo erro que cometam há anos com o Augusto dos Anjos ao rotulá-lo de “poeta cientificista” quando este dito “cientificismo” é só mais um caminho para algo que vai muito além. O mesmo acontece com os elementos “afrodescendentes”, na poesia de Aloísio Resende: não passam de tijolos de uma construção maior e que vai muito além da mera referência étnica. E digo mais: o erotismo apresentado em praticamente todo a sua obra poética é muito mais intenso e centralizado e é um elemento primordial de seus poemas para o qual a sua dita africanidade trabalha intensamente.
Mesmo o resultado mais belo produzindo é estruturado através de formas muitas vezes rudes e extremamente ortodoxas. Mas é o resultado que importa aos olhos leigos e preparados, já ao seu criador, o conhecimento das formas que moldam este resultado são, praticamente, tudo para ele...
Com Gabriel Ferreira isso não me parece diferente. Por isso mesmo, é uma necessidade vital, caro leitor, conferir a sua exposição, intitulada BRINQUEDO DOS ANGOLAS E ORIXÁS: ALOISIO RESENDE E BEL PIRES... de 19 de abril a 15 de maio, na Galeria de Arte Carlo Barbosa, situada no Centro Universitário de Cultura e Arte, de Feira de Santana, rua Conselheiro Franco, 66, Centro. Todas as obras estão à venda através do contacto: http://artistagabrielferreira.blogspot.com/
Como a de todo grande artista, na obra de Gabriel Ferreira elementos diversos se agrupam em diferentes aspectos para construir ir algo realmente belo, único, repleto de cor, verdade e significado, indo muito além daquilo que lhe serviu de mote, no caso, a poesia de Aloísio Resende, para que a vida seja mais...
É para isso que a Arte serve.
CRIOULO BOM NO TOCAR, CRIOULO BOM NO CANTAR.
CORAÇÃO DE MULHER TU SABES AMARRAR,
CRIOULO DE FATO E LEI, NOS MISTÉRIOS DO EBÓ.
(PEGI-GAN – ALOISIO RESENDE)
TÉCNICA MISTA/TELA (50X50) cm, 2011.
TÉCNICA MISTA/TELA (50X50) cm, 2011.
DE ZAZI E DE OMOLU, DE OXÓSSI E DE NANAN,
DE UMA DEUSA NAGÔ DEU-LHE A FORMA ESQUISITA.
(CAMDOMBE – ALOISIO RESENDE)
TÉCNICA MISTA/TELA (50X50) cm, 2011.
TÉCNICA MISTA/TELA (50X50) cm, 2011.
SE VAI AO PAGODÔ, NAS NOITADAS DE FESTA,
A CURVATURA PEDE E DANÇA ERGUIDA E LESTA,
A VELHA ORIGINAL DE OLHOS PEQUENOS VIVOS.
(MÃE-FILHA – ALOISIO RESENDE)
TÉCNICA MISTA/TELA (50X50) cm, 2011.
OS RIJOS COIROS PARA QUE SE EXPANDA
UMA PRETA QUE CAI NA SARABANDA
E O CORPO, EM ROSCAS, RÁPIDA, CONTORÇA.
(TERREIRO – ALOISIO RESENDE)
TÉCNICA MISTA/TELA (50X50) cm, 2011.
TÉCNICA MISTA/TELA (50X50) cm, 2011.
DESCREVE FATOS TAIS QUE O PRÓPRIO CÉU DUVIDA,
FATOS QUE DE SE OUVIR ATÉ SE FICA PASMO,
QUE A GLÓRIA SÃO, TALVEZ, MAIOR DE SUA VIDA.
(MANOEL DE XANGÔ – ALOISIO RESENDE)
TÉCNICA MISTA/TELA (50X50) cm, 2011.
TÉCNICA MISTA/TELA (50X50) cm, 2011.
DENTRO DA NOITE, RÍSPIDO, RETUMBA.
É A DECANTADA, A CÉLEBRE MACUMBA,
NOS PORÕES VINDA DOS NEGREIROS BARCOS.
(TERREIRO – ALOISIO RESENDE)
TÉCNICA MISTA/TELA (50X50) cm, 2011.
TÉCNICA MISTA/TELA (50X50) cm, 2011.
VAI SEGUINDO DENGOSA EM DEMANDA DA FONTE,
DE BAILADOS ENCHENDO A PLÁCIDA MANHÃ,
POIS NÃO TARDA QUE O SOL, ENTRE OS CERROS, DESPONTE.
(MAIANGA – ALOISIO RESENDE)
TÉCNICA MISTA/TELA (50X50) cm, 2011.
TÉCNICA MISTA/TELA (50X50) cm, 2011.
À VOLTA, TODA ALI, DA TAL FOGUEIRA.
E A MACUMBA SE FORMA, ENTÃO, LIGEIRA,
QUE A NOITE VELHA, AO LONGE, JÁ DESCAMBA.
(NO BAMBÉ – ALOISIO RESENDE)
TÉCNICA MISTA/TELA (50X50) cm, 2011.
DESTE RICO RINCÃO DE TERRA BRASILEIRA.
NO CENTRO DO TERREIRO, ONDE O SAMBA SE AGITA,
EM NEGRAS ONDAS SOLTA A BASTA CABELEIRA.
(IEMANJÁ – ALOISIO RESENDE)
TÉCNICA MISTA/TELA (50X50) cm, 2011.
TÉCNICA MISTA/TELA (50X50) cm, 2011.
X
QUANDO NA INTIMIDADE, ALI, NO SEU TERREIRO,
DEIXA COMO DE PARTE OS RECATOS E AS MANHAS
DEIXA, PARA SE VER O OUSADO MACUMBEIRO,
COM TREJEITOS EXPONDO AS MÚLTIPLAS FAÇANHAS.
(MANOEL DE XANGÔ – ALOISIO RESENDE)
TÉCNICA MISTA/TELA (50X50) cm, 2011.
TÉCNICA MISTA/TELA (50X50) cm, 2011.
Um comentário:
A FESTA DOS ORIXÁS
'Hoje é dia de louvação
Saravá ao povo da terra
Trago-lhes minha oração
E visto meu manto de guerra...
~
Iemanjá está comigo vestida de azul
Clareando com suas luzes as águas do mar
De leste a oeste, e de norte a sul
Para as almas benevolentes purificar...
~
Oxóssi vai também vai abençoar a vida
E carregará suas ervas perfumadas
Com o remédio certo para qualquer ferida
E o consolo para almas perturbadas...
~
Ogum virá com sua armadura
E nos ensinará uma nova lição
Oxum, a maravilhosa criatura
Mostra-nos a verdadeira direção...
~
Oxumaré nos trará a alegria
Espalhando-se como uma chuva no chão
Xangô é quem comigo o pão repartia
E do futuro me empresta a visão...
~
Oxalá e pai, e comanda o céu
Onilé é mãe, e protege-me na terra
Ossaim é a irmã, escondida no véu
Orixás que toda proteção me gera...
~
As divindades em celebração
Os elementos da natureza são seus
Eu os lhe sirvo com devoção
Sou apenas uma menina de Deus...'
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