terça-feira, 25 de agosto de 2009

X CAMINHADA DO FOLCLORE


Bumba-meu-boi...uma das muitas manifestações folclóricas que poderão ser vista na X Caminhada do Folclore de Feira de Santana

Resgatar e preservar a tradição popular como forma de valorização da cultura que é expressão maior de um povo é o objetivo da Caminhada do Folclore, promovida pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), através do Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA), este ano, chega a sua décima edição marcando o encerramento das comemorações da Semana do Folclore.

Inserida no Guia de Bens Culturais do Brasil, a Caminhada do Folclore conta com a participação de 52 grupos de Feira de Santana e 32 de outras cidades da região, a exemplo de Ipirá, Água Fria, Pedrão, Irará, São Gonçalo, Alagoinhas, Serra Preta, Santo Amaro, Ouriçangas, Cachoeira, Tanquinho...

Para Selma Oliveira, diretora do Cuca, “estes 10 anos de Caminhada sintetizam o percurso de um evento que expressa de forma significativa as raízes da cultura popular”. Ela acrescenta que para marcar os 10 anos da Caminhada, o CUCA presta uma homenagem a Feira de Santana, com a participação de um grupo de encourados, que abrirá o cortejo.

A X Caminhada do Folclore vai mostrar na avenida, o que de mais autêntico existe em nossa cultura local e nacional como repentistas, aboiadores, grupos de baianas, capoeira regional e de angola, bumba-meu-boi, vaqueiros encourados, burrinha, maculelê, sambas, nego fugido, caretas, reisado, grupos musicais e bandinhas típicas, entre outras manifestações da cultura de raiz.

A caminhada realizar-se-á neste domingo, dia 30... a concentração dos grupos será no Centro de Cultura Amélio Amorim, a partir das 7 horas, enquanto a organização do cortejo acontecerá na rua Frei Aureliano. O desfile está programado para as 9horas, saindo da avenida Getúlio Vargas, com encerramento na Praça de Alimentação. A caminhada conta com a parceria da TV Subaé, Prefeitura Municipal e Serviço Social do Comércio (Sesc).

Nenhum comentário: