quinta-feira, 11 de novembro de 2010

AS ALMAS QUE SE QUEBRAM NO CHÃO... RELANÇAMENTO



A editora É Realizações e o Goethe-Institut, em São Paulo, convidam a todos para o relançamento do romance As almas que se quebram no chão, de meu amigo, o professor Karleno Bocarro. Na oportunidade, o autor falará de sua experiência na Alemanha Oriental, após a queda do Muro de Berlim. Logo em seguida, palestra do crítico literário, e, também, meu grande amigo, Jessé de Alemeida Primo, intitulada O Belo e o Sublime por conta do impacto do Homem do Subsolo de Dostoiévski, sobre o romance de Karleno Bocarro. Eu, que li o livro de Karleno Bocarro, vi o que esperava: um livro maravilhoso! Um romance como, há muito, a nova Literatura Brasileira clamava; onde, lendo-o, pude ri, chorar, indignar-me, surpreender-me... É um livro que, ...na busca incansável de seu personagem, como aquele Salieri, do Filme do Milos Forman, incapaz de aceitar sua mediocridade, por um lugar na História – lugar este que não lhe pertence –, possui todas as qualidades de uma grande obra; dentre elas, a que eu mais gosto: a capacidade de nos desafiar, de nos instigar a buscar outras histórias, informações, leituras... de, muitas vezes, buscarmos a nós mesmo; de nos questionarmos sobre tudo, sobre o nosso papel no mundo, sobre nós. Tudo isso com a grandeza sutil dos maiores mestres. Ignorar uma obra como esta, ou as futuras grandes obras que virão da pena de Karleno Bocarro, é ignorar o que a nova Ficção Brasileira tem de melhor.




Terça, 23 de novembro de 2010, às 19:30h
Goethe-Institut, rua Lisboa, 974,
Pinheiros, São Paulo - SP.


Tel. (11) 3296-7000


Nenhum comentário: