quarta-feira, 16 de junho de 2010

E OS ENCONTROS LITERÁRIOS NA ALB CONTINUAM...


Os Encontros Literários da ALB é uma atividade do Ponto de Cultura da Academia de Letras da Bahia. trata-se de bate-papos com escritores, com leitura e discussão de textos previamente selecionados, objetivando a aproximação do público com os mais diversos autores da Bahia e do Brasil, oferecendo uma visão panorâmica, mas de qualidade, de nossa literatura atual.


Nesta próxima sexta-feira, a Academia de Letras da Bahia terá as presenças de Fernando da Rocha Peres & Kátia Borges (poesia), com os comentários dos professores Francisco Lima & Nilson Galvão.


Academia de Letras da Bahia, Av. Joana Angélica, 198 - Nazaré.

Salvador-BA. Tel: (71) 3321-4388.

terça-feira, 15 de junho de 2010

20 ANOS DA PINTURA DO POETA ANTÔNIO BRASILEIRO



Mais do que merecidamente, o poeta Antonio Brasileiro - não é o Tom Jobim - , no último dia 10 de junho, tomou posse na Academia de Letras da Bahia (ALB).

Poeta de muitas faces e homem de muitas artes, apresenta em sua obra poética uma reflexão lírica e, muitas vezes, filosófica dos mais diversos motivos literários já cantados pela Literatura Ocidental. Não há dúvidas que a Academia Baiana de Letras acolhe um dos maiores expoentes de sua Literatura... diferente do que tem feito nos últimos anos.

Para completar, Antônio Brasileiro Borges, que é também Artista Plástico, estará a mostrar alguns de seus trabalhos na Exposição que comemora seus 20 anos como pintor.

Exposição chama-se 20 Anos de Pintura – de Antonio Brasileiro; realizar-se-á no dia 17 de junho (quinta-feira), às 19h, Na Galeria de Arte Carlo Barbosa e Museu Regional de Arte – Centro Universitário de Cultura e Artes (CUCA) que fica à Rua Conselheiro Franco, 66, Centro, Feira de Santana – BA.

GABRIEL FERREIRA É PREMIADO, MAIS UMA VEZ, NO SALÃO REGIONAL DE ARTES DA FUNCEB


Vinde e comei... uma das telas da coleção Sobre a mesa de Maria Amélia, premiada no último Salão Regional de Artes da FUNCEB



Mais uma vez, e merecidamente, como na última, o artista plástico Gabriel Ferreira foi premiado pela Fundação Cultural do Estado da Bahia, em mais uma das edições dos Salões Regionais de Artes Visuais. Das cinco edições que participou três delas foram na cidade de Feira de Santana e, nesta cidade pode receber seus dois prêmios. Segundo o próprio artista, é em Feira de Santana que ele consegue desenvolver suas atividades, mesmo tendo que superar inúmeras dificuldades (normais) impostas por políticas anticulturais e por posturas que desagradam ao artista em todos os sentidos; como ele mesmo afirmou em seu Blogger: "'Hoje, eu desafio o mundo sem sair da minha casa', é uma das máximas que sigo para justificar meu empenho e satisfação em me chamar de artista plástico".



Já tive o prazer de falar de Gabriel Ferreira, que é o responsável, também, pelas capas de meus dois livros de poesia (além de um grande e velho parceiro de musicalidades) aqui mesmo, neste Blogger, e não me canso nunca de afirmar: Gabriel Ferreira é, entre os mais novos, o melhor artista plástico da atualidade; e quem quiser que me prove do contrário.



Para conferri mais de sue trabalho é só acessar a sua página pessoal e passear por muitos de seus mais recente trabalhos: http://artistagabrielferreira.blogspot.com